Barbara Marcel

barbara.marcel@yahoo.com.br


FIRE, FAÍSCA, FUNKE


Vernissage: 25.05.2019, 7pm

Datas da exposição: 26.05 - 16.06, Quintas, sextas, sábados e por agendamento.

A exposição reúne trabalhos de Marina Camargo, Ana Hupe e Barbara Marcel, artistas brasileiras residentes de Berlim. Sua pesquisa reflete sobre a gravitação da ideia de centro, partindo do hemisfério sul: relações de poder elucidadas em cartografias; monoculturas extensivas; arquivos coloniais; e sincretismos religiosos no Brasil hoje. A mandioca como ponto de encontro entre culturas basileiras e africanas na Europa é celebrada num trabalho coletivo com a participação de Senegambia, um restaurante do oeste africano, localizado na mesma rua que a Galeria Mario Kreuzberg. A colaboração será exibida em forma de vídeo, que documenta a troca de receitas feitas com mandioca, preparadas coletivamente na cozinha do Senegambia.

Cartografia como estudo de narrativas de espaço e relações de poder permeia o trabalho de Marina Camargo. Cartografia expandida para além de sua função original, sendo transformada em outras narrativas visuais que questionam os dados objetivos que formam os mapas. A representação do hemisfério sul aparece na ação de apagamento de um mapa escolar do Brasil, que mostra regiões de exploração extrativista, além de um trabalho de som construído a partir das fronteiras políticas da América do Sul.

Ana Hupe apresenta três trabalhos sobre o universo da santería, religião afrocubana com origem yorubá. O sincretismo, que acontece quando os credos ocultos de duas regiões ou tradições religiosas se misturam, é o conceito guia dos trabalhos.

O porto de Santarém (Pará-BR), dominado pela multinacional Cargill desde 2003, é o tema do trabalho 'BR 163 Cuiabá-Santarém' por Barbara Marcel. A embalagem dos produtos utilizados no processamento da soja, ressignificados em sacolas de mercado para farinha de mandioca, são agrupados numa instalação.

A Galeria Mario Kreuzberg é um project space organizado por Manuela Morales (Chile) e Santiago Mac Auliffe (Argentina) desde 2015, na Reichenbergerstrasse 48 desde julho de 2018, focado em arte latinoamericana.


1/1

FIRE, FAÍSCA, FUNKE

Barbara Marcel

2019