Barbara Marcel

barbara.marcel@yahoo.com.br


O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA

2017-19, Santarém - Brasil / Berlim - Alemanha. Vídeo, cor, audio, aprox. 20 min., formato Full HD. Além do video, ainda em processo de finalização, o projeto conta com a lecture-performance e ensaio publicado.

Filmado entre o fim de 2017 e o começo de 2018, durante a residência na Casa Bicho em Alter do Chão - Santarém, no Pará, em colaboração com as herbalistas da Casa de Chico Mendes, no bairro da Conquista, periferia de Santarém, o filme está agora em fase de finalização. A estimativa para a exibição é para a segunda metade de 2019.

A lecture-performance de mesmo título foi apresentada para o programa discursivo, entitulado "How on Earth?", como parte da exposição "Verschwindende Vermächtnisse: Die Welt als Wald" [Legados Desaparecendo: O Mundo Como Floresta] no Tieranatomisches Theater, na Universidade de Humboldt, em Berlim, em abril de 2018.

Ensaio original, publicado no final de 2018 para o livro "THE WORK OF WIND: LAND" [O Trabalho Do Vento: Terra]. Com contribuições de by Rouzbeh Akhbari & Felix Kalmenson, d’bi.young anitafrika, Amy Balkin, Jesse Birch, D.T. Cochrane, Revital Cohen & Tuur Van Balen, Anna Feigenbaum, Macarena Gómez-Barris, Ilana Halperin, Tom Keefer, Barbara Marcel, Mimi Onuoha, Tomás Saraceno, Christine Shaw, Juliana Spahr, Adrienne Telford, Etienne Turpin, Allen S. Weiss, Tania Willard, and Eva Wilson. Design by Katharina Tauer. Edited by Chris- tine Shaw & Etienne Turpin. Co-publicado por K. Verlag em parceria com a Universidade de Toronto Mississauga. Parcialmente financeado pelo programa New Chapter do Canada Council for the Arts.

Clique aqui para mais informações sobre o livro THE WORK OF WIND: LAND

O ensaio O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA responde ao Force 3–Gentle Breeze com uma estória que mistura uma narrativa pessoal, a história do cinema e a plantação da borracha, conectando os salões de Paris com a Floresta Amazônica. Como texto, escrito em antecipação ao filme, Marcel revela outros modos decoloniais de habitar a floresta através de seu trabalho com as herbalistas da Casa Chico Mendes, na cidade de Santarém.

Participantes: Christina Axioti, Alexis Fidetzis, Matthias Fritsch, Nicolas Juge Pampanos, Katerina Kotsala, Maria Papapostolou, Sofia Touboura, Athina Zachou and Érica Zíngano.

A publicação, projetada por Barbara Marcel e o coletivo Campus Novel Collective, contem textos e imagens sobre a oficina, incluindo glossário, entrevistas, histórias escritas e imagens feitas por ambos artistas e participants. A impressão foi feita com o suporte do "Fundo para jovens artistas" da FRAUENFOND BAUHAUS UNIVERSITY e apresentado durante a exposição coletiva Platforms Projects 2017 em Atenas.


2/5

O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA
O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA
O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA
O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA
O JARDINEIRO, O SERINGUEIRO E A HERBALISTA

Barbara Marcel

2019