Barbara Marcel

barbara.marcel@yahoo.com.br


GOLDEN TONE

2018-19, Berlim / Clausthal-Zellerfeld, Harz. Ensaio original em colaboração com Andreas Döpke e vídeo-instalação de três canais, cor, audio, formato full HD, approx. 30 min.

O projeto GOLDEN TONE vem de uma pesquisa na paisagem cultural e história da região oeste da cadeia montanhosa do Harz, na Alemanha, em que a maioria das tecnologias mineradoras de extração mineral do solo foram desenvolvidas e, então, exportadas para o mundo todo. Por baixo de sua forma ensaísta, o vídeo reflete na intersecção do passado, presente e futuro desta paisagem antropocênica, particularmente através da história da criação, treinamento e tráfico de Canários na região. Numa vídeo-colagem feita de mãos e máquinas, prata e serinetas, colinas contaminadas por metais pesados e piceas tombadas, passeios turísticos e entrevistas intimistas, a paisagem icônica do Harz alemão gradualmente revela suas múltiplas camadas híbridas, abrindo caminho para voos sônicos transformadores.

DES GOLDES KLAN [O Tom Dourado] é um filme sobre o Canário do Reino, ou Canário Alemão, domesticação de minas e danificação da natureza.

A. O filme, no momento em processo de edição e finalização, terá uma versão instalativa com três canais para exposições e uma média metragem (30-50min) para cinema. PAra a instalação em espaços expositivos, documentos objetos e imagens coletados no Canary Birds Museum em St. Andreasberg, na região do Harz, na Alemanha, poderão ser usados, entre outros materiais que são parte da pesquisa. A data estimada para a finalização do projeto é Dezembro de 2019.

B. Ensaio original escrito em colaboração com o geógrafo Andreas Döpke, a ser publicado em meados de 2019, no livro THESE BIRDS OF TEMPTATION, como parte da série "intercalations 6", co-publicado pela K Verlag e pela Haus der Kulturen der Welt, Berlin.

"...um refrão queer, populado com linhas acústicas de voos e a dor do cativeiro, em que o leitor-expectador aprende que a ciência da ornitologia está tão preocupada com os flertes e o pentear das penas da avifauna quanto com sua dominação taxonômica."

THESE BIRDS OF TEMPTATION. Com contribuições de Ari Bayuaji, Bik Van der Pol, David Bonter, Bertolt Brecht, Lêna Bùi, Mark Dion, Andreas Döpke & Barbara Marcel, Anne Geene & Arjan de Nooy, Sophia Gräfe, Mary Ellen Hannibal, Lisa Hirmer, Nina Katchadourian, Anna-Katharina Laboissiere, Anaïs Nin, Megan Shaw Prelinger, Bruno Schulz, Anna-Sophie Springer, Frank Steinheimer, Anna Tsing, Etienne Turpin, entre outros.

Clique aqui para mais informações sobre o livro THESE BIRDS OF TEMPTATION



1/5

GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE

Barbara Marcel

2019