Barbara Marcel

barbara.marcel@yahoo.com.br


GOLDEN TONE

2018-19, Berlim / Clausthal-Zellerfeld, Harz. Ensaio original em colaboração com Andreas Döpke e videoinstalação de 4 canais, cor, full HD, aprox. 120 min.

O projeto GOLDEN TONE origina-se de uma pesquisa sobre a paisagem cultural e histórica do oeste do Harz, região montanhosa da Alemanha, onde muitas das primeiras tecnologias de mineração foram desenvolvidas e então exportadas para o mundo. De forma ensaística, a videoinstalação reflete sobre as interseções entre passado, presente e futuro nesta paisagem antropogênica, por meio dessa história particular de criação, treinamento e comércio de canários na região. Numa videocolagem feita de mãos e máquinas, prata e serinetas, montanhas contaminadas de metais pesados e pinheiros caídos, passeios turísticos e entrevistas íntimas, a icônica paisagem do Harz alemão revela gradualmente a hibridez de suas muitas camadas e abre caminho para um vasto campo de voos sonoros transformadores.

GOLDEN TONE (Tom dourado) é um filme sobre o canto do canário do Harz, a domesticação das minas e o queerizar da natureza.

Clique aqui para mais informações sobre o livro THESE BIRDS OF TEMPTATION



4/23

GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE
GOLDEN TONE

Barbara Marcel

2021